Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Governo municipal divulga cardápio de merenda

 Sec. de Educação presta esclarecimentos sobre o tema

Cardápio semanal de merenda escolar - Imagem da PMT
Teresópolis, 08/04/2016 -
A Prefeitura de Teresópolis divulgou cardápio de uma semana de merenda escolar no Município. Segundo o governo, tem se investido em melhorias e adequações do cardápio da merenda escolar para que as refeições servidas contenham todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes do município.

Segundo a Prefeitura, 'diariamente, 23 mil estudantes, aproximadamente, das escolas municipais são beneficiados com refeições de alta qualidade nutricional, preparadas nas 102 unidades educacionais, incluindo escolas, creches e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil)'.


Arroz, feijão, legumes, frutas, carnes, ovos, pães, biscoitos, leite e derivados, além dos estocáveis (farinha de mandioca, fubá, macarrão, dentre outros), garantem a oferta de uma alimentação saudável e balanceada para as crianças.

A Secretária M. de Educação, Eveline Cardoso, conta que os alunos podem comer a vontade, repetindo quantas vezes quiser. “A licitação é feita em cima do número total de alunos da rede, porém hoje, a prefeitura paga somente o que é consumido pelos alunos, uma vez que nem todos comem na escola. E isso significa economia”, relatou.

Cardápio divulgado como exemplo:

Qualidade

Atualmente, treze nutricionistas são responsáveis pela demanda e qualidade da comida. A Secretaria de Educação conta ainda com o acompanhamento do Conselho Municipal de Alimentação Escolar para auxiliar na inspeção da merenda. Todo o trabalho de elaboração do cardápio é baseado nas Normas e Diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe alimentos com baixo valor nutricional. Entretanto, em alguns eventos e datas comemorativas são preparados kits lanches com produtos diferenciados e muitos deles em embalagens individuais como: suco de fruta, bolinhos individuais, biscoito, iogurte, e outros.

No início das aulas é servido o café da manhã, que tem também cardápio variado durante os dias da semana, como pão com margarina, biscoitos (rosquinhas de leite, chocolate, bolacha tipo maisena, cream cracker), mingau, leite integral com café ou chocolate ou bebida láctea. Na metade de cada período é servida a merenda com uma refeição completa contendo arroz, feijão, ovos mexidos ou carne com legumes ou grãos e fruta. As crianças em período integral, como as da creche, recebem as quatro refeições.

Fiscalização

Duas nutricionistas, uma da prefeitura outra da empresa contratada, são responsáveis pela elaboração dos cardápios, em que a prioridade é suprir as necessidades nutricionais dos alunos, conforme preconiza o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Conselho de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação realiza visitas periódicas às cozinhas das unidades educacionais para verificar o cumprimento das normas de segurança alimentar, tais como armazenamento e acondicionamento dos alimentos. Qualquer eventualidade constatada é comunicada à Secretaria de Educação.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui