Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Combate ao Aedes aegypti chega à Granja Guarani

Faxinaço realizado por cerca de 50 funcionários municipais


Agentes municipais no combate à dengue - Foto: Francisco VicenteTeresópolis, 16/03/2016 -
Depois de realizar um faxinaço que contou com cerca de 50 trabalhadores da Prefeitura de Teresópolis, moradores da Granja Guarani receberam mais um serviço da Prefeitura, neste sábado, 13/03.

Dando continuidade às ações de conscientização e sensibilização, o Departamento de Higiene e Saúde Coletiva, através da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu 20 agentes de combate a endemias e comunitários de saúde do PSF do bairro para uma grande ação contra o mosquito Aedes aegypti.

Entre as atividades do sábado, vistorias de imóveis, orientação e esclarecimentos aos moradores sobre a importância de manter limpas suas casas, sem água parada, lixo e entulho que possam se tornar criadouros para o mosquito.

Além disso, o Setor de Zoonoses da Secretaria aproveitou a ocasião e atendeu também cães e gatos da região com a vacinação antirrábica. A mobilização, que contou ao todo com 20 agentes de Saúde, Defesa Civil e comunitários do PSF, teve também a aprovação e a colaboração dos moradores que abriram suas casas para as equipes. “O trabalho de vocês é importantíssimo para alertar e ajudar as pessoas a não dar chance para o mosquito nascer. A orientação e o acompanhamento desse trabalho pelos agentes são fundamentais para a segurança de todos. Nossa responsabilidade é cuidar do ambiente onde vivemos e tentar evitar a praga”, ressaltou o cuidador de idosos, Gelson de Almeida.

Responsável pela ação, o coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Rodrigo Couto, avisa que as ações integradas de combate ao mosquito e de vacinação de animais vão acontecer ainda em outros bairros do município. “Além das ações de rotina, a meta é visitar um bairro a cada 15 dias, a partir do mês de março, para intensificar as ações de esclarecimentos, inclusive com vistorias domiciliares. Já estivemos na Fonte Santa e agora aqui, na Pedreira e Granja Guarani. O próximo bairro já está sendo definido e em breve divulgaremos”, explicou Rodrigo.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo de Teresópolis convoca toda a população a participar desta mobilização. Denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e solicitação de vistoria podem ser feitos ao Setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 2742-7272, segunda a sexta, das 8h às 17h.

Como evitar a dengue

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. O número de casos de dengue em 2012 deve ser elevado com a chegada do vírus 4, pois a maioria dos brasileiros não têm defesa contra esse tipo de vírus.

Ações de prevenção na sua casa:

- Mantenha bem tampados tonéis e barris d’água
- Mantenha a caixa d’água bem fechada. Coloque também uma tela no ladrão da caixa d’água
- Encha de areia até a borda os pratos das plantas ou lave-os semanalmente com escova
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão, uma vez por semana
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas
- Vire todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro delas
- Lave por dentro, com escova e sabão, os utensílios usados para guardar água em casa
- Não deixe água acumulada sobre a laje
- Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais
- Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água
- Lave semanalmente por dentro os tanques utilizados para armazenar água
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada

Portal Terê - Com informações AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui