Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Zoneamento ecológico econômico em Teresópolis

Regras para o uso e a ocupação do território

Alexandre Becker, do Inea; prefeito Márcio Catão, João Batista Dias, da SEA, e Paulo Leite, do Comitê de Bacias Piabanha - foto: Marcelo Rosa
Teresópolis, 01/12/2015 -
Realizada nesta segunda, 30/11, em Teresópolis, a 4ª consulta pública sobre o projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio de Janeiro – ZEE-RJ.

A iniciativa pretende estabelecer regras e orientações para o uso e ocupação do território, visando garantir sua exploração sustentável.

Coordenada pela Superintendência de Planejamento Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), a reunião aconteceu no Teatro Municipal, com representantes do poder público, associações e sindicatos rurais de Teresópolis e de Petrópolis.


O ordenamento territorial envolverá a indicação de áreas prioritárias relativas à preservação e conservação ecológica; formação de corredores ecológicos; proteção de nascentes e mananciais; conservação do solo e controle da erosão; riscos de enchentes e escorregamentos; além de áreas para desenvolvimento agropecuário, turístico e de polos industriais e de serviços.

A consulta faz parte de uma série de dez reuniões que serão realizadas em todo o Estado até o dia 10 de dezembro. “A ideia é integrar as questões ecológicas, econômicas e sociais, buscando o equilíbrio entre essas três vertentes. É um esforço coletivo pela construção das bases de um pacto em torno desse zoneamento”, definiu João Batista Dias.

O Estado optou por orientar a elaboração do ZEE-RJ por regiões hidrográficas, seguindo a política ambiental adotada pela Secretaria Estadual do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente. O projeto tem coordenação executiva do consórcio Cobrape/Oikos, supervisão da SEA e financiamento da Petrobras.

Os interessados podem obter mais informações sobre o ZEE-RJ e ter acesso aos planos, projetos e estudos de referência através do site www.zee-rj.com.br .

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui