Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Unifeso debateu acessibilidade em seminário

Acolhimento aos alunos com necessidades especiais

NAPPA - Foto: Unifeso
Teresópolis, 31/10/2015 -
Aconteceu no início de outubro o II Seminário de Acessibilidade promovido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade (NAPPA) do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

O evento contou com palestras e debates sobre os temas “Educação inclusiva no ensino superior” e “Acessibilidade atitudinal”. Participaram das atividades as professoras Aline Chermont Warol Teixeira e Carla de Carvalho Macedo Silva, que falaram para um público formado por professores, funcionários e estudantes do UNIFESO e representantes da sociedade civil.

As considerações oriundas das discussões irão guiar as ações de acolhimento e acompanhamento aos alunos com necessidades especiais da instituição.

'Estamos colocando em prática as propostas do nosso programa de acessibilidade. É preciso que os docentes estejam preparados para atender à demanda dos alunos com necessidades especiais. Estes ficaram muito tempo fora da sociedade, e agora as legislações sobre educação especial validam o atendimento educacional para a inclusão destes alunos', explicou a professora Gicele Faissal, pedagoga do NAPPA.

'Considero muito importante esse tipo de evento para a formação de novos pensamentos sobre a acessibilidade, e o tema deste seminário foi a Acessibilidade Atitudinal, que discute o modo de ver e acolher as pessoas com necessidades especiais, não como diferentes mas como pessoas que precisam de atenção e compreensão das suas limitações. Muitas vezes o estudante que apresenta alguma síndrome tem grandes potenciais de aprendizagem, basta estimulá-los. Nestes encontros vamos abrindo mentes para que os corações possam acolher sem distinção aqueles que necessitam de atenção especial para construir suas histórias de vida com o respeito que merecem', afirmou Gicele.

NAPPA

O setor é responsável por oferecer apoio psicopedagógico aos estudantes e professores, e recentemente foi reformulado para passar a atender também à demanda de acessibilidade/inclusão de pessoas com necessidades especiais que ingressam no ensino superior.

O núcleo assiste a todos os cursos do UNIFESO e tem como referência o estudante em sua adaptação/inclusão ao ensino superior, buscando responder às demandas sociais e acadêmicas, a fim de possibilitar a inserção, acompanhamento e acessibilidade de estudantes com mobilidade reduzida, necessidades físicas, neurológicas ou sensoriais, pessoas obesas, pessoas com transtornos de espectro autista, ou ainda pessoas com problemas de aprendizagem como dislexia, TDA, TDAH e outros. O núcleo foi oficialmente inaugurando no dia 7 de maio de 2015.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui